quarta-feira, 30 de março de 2016

O erro do esquadrão da moda

Bom dia, queridas!

Hoje querida falar novamente um pouco sobre a ditadura do padrão de beleza: magra, loira, olhos claros, cabelos lisos.

Parece que já deu desse assunto, que todo mundo já entendeu. Mas não.

Eu sempre gostei muito de acompanhar o programa "Esquadrão da Moda" do SBT. Gostava bastante de acompanhar o programa norte americano também, acho muito legal e engraçado.

Na verdade, estou dizendo no passado, mas eu ainda gosto desse programa. Acho ótimo ver as transformações. Claro que existem críticas pelo fato deles tentarem encaixar as mulheres em um estilo que não é delas, mas disso eu discordo. De fato, eles erram de vez em quando na minha opinião, mas muitas vezes eles tentam mostrar uma forma melhor dela seguir o estilo dela.

Por exemplo, uma mulher que gosta de ser sexy, mas acaba sendo vulgar: eles seguem esse estilo sexy nas roupas escolhidas, não ficam tentando colocar um terninho com saia abaixo do joelho! Mas eles ensinam que dá pra ser sexy e elegante ao mesmo tempo.

Outro dia também assisti a um programa de uma mulher que gostava de se vestir de preto, bem gótico. Mas as escolhas eram péssimas. Eles também adequaram o estilo dela nas novas roupas: pretas e góticas, mas ainda assim elegantes e de bom gosto.

Acho que a maior prova disso é a felicidade que as mulheres demonstram. Em praticamente todos os casos elas de fato não sabiam como poderiam se vestir pra manterem seus estilos mas ainda assim se acharem bonitas. Isso realmente eleva a auto estima delas.

Porém, preciso dizer que quando se trata de cabelo, essa ideologia ainda não chegou lá. O cabeleireiro do programa não segue a linha "manter o seu estilo". Ou, nesse caso, "manter o cabelo natural que existe em você". Na minha opinião, fazer uma escova ou um baby-liss não é transformação NENHUMA. Afinal, é só lavar que você volta ao cabelo anterior.

E o pior: muitos casos se faz um corte próprio para cabelos lisos ou escovados em um cabelo cacheado. Quando a coitada vai lavar o cabelo e tem cabelos cacheados, o corte fica horrível e a pessoa volta ao cabelo sem graça de sempre. Sério, qual é o sentido?

Isso nos faz perceber duas coisas:

1 - O programa só quer uma mudança chocante para aparecer na televisão como: "uau, olha como eles são bons! Que mudança, hem". Mas se pra isso eles precisam mudar a essência da pessoa e adequá-las em um padrão de beleza que tentamos combater, eles não estão ajudando em nada na auto estima da pessoa. Ainda mais por ser temporário, só até lavar.

2 - É deprimente o nível de conhecimento geral da comunidade de profissionais dessa área em relação aos cabelos cacheados. Se o cara foi contratado pelo programa do SBT, é porque ele é uma referência na área. E a referência na área, ao ver um cabelo cacheado, alisa. É a única solução que ele enxerga.

O esquadrão da moda tem que entender que melhorar a auto estima de uma pessoa vai muito além de fazer uma escova que vai durar dois ou três dias. Vai muito além de encaixar uma pessoa em um padrão de beleza, seja ele "cabelos lisos alisados" ou "cabelos cacheados perfeitos de baby liss". Aumentar a auto estima de uma pessoa é ensina-la a se amar exatamente como ela é!

Nenhum comentário:

Postar um comentário